domingo, 11 de janeiro de 2009

HISTÓRIA DO BASQUETEBOL

HISTÓRIA DO BASQUETEBOL

Várias têm sido as tentativas para saber as origens mais remotas do Basquetebol. Há registos de um jogo semelhante desde o ano 500 A.C. praticado pelo povo Maia (que viveu na América Central).
Na realidade o Basquetebol, considerado um dos desportos mais praticados em todo o mundo, foi criado em Dezembro de 1891, na Universidade de Springfield, nos Estados Unidos da América.
Springfield atravessava um Inverno Rigoroso, o que não permitia a realização de aulas ao “ar livre”. O desinteresse dos alunos devido a esta situação, reforçou a necessidade de uma actividade nova, fácil de aprender, aliciante e praticável no interior de um ginásio. Surgiu então o Basquetebol, fruto da imaginação do professor James Naismith.
No início, o professor Naismith, começou por adaptar os jogos praticados ao “ar livre”, como Futebol e o Rugby, mas não obteve sucesso, verificando-se muita violência.
Ao tentar fazer uma adaptação do Rugby, concluiu que os jogadores ao correrem com a bola na mão geravam uma enorme vantagem para o ataque, o que era combatido pela defesa com as “placagens”, mas um dos objectivos era que o jogo tivesse pouco contacto físico. Assim surgiram as duas primeiras regras do jogo: não era permitido correr com a bola na mão e não era permitido tocar ou empurrar o adversário.
Era agora, necessário estabelecer um objectivo para o jogo. A introdução de balizas foi uma ideia rapidamente recusada já que quanto mais força se aplicava maiores eram as probabilidades de concretizar o objectivo. Então o professor James Naismith recordou-se de um jogo que praticava em pequeno, cujo objectivo era derrubar uma pedra colocada no chão, dentro de um círculo de 7 metros de raio protegido por um participante, atirando pedras em arco, de fora do círculo. Era assim preciso lançar em arco e com precisão, daí surge outra regra: não era permitido jogar a bola com os pés.
De início colocou uma caixa no chão em cada uma das extremidades do campo de jogo, obtendo um ponto a equipa que introduzisse a bola dentro dessas caixas. No entanto, quando uma equipa defensora se colocou à volta da caixa tornou impossível a concretização do objectivo do jogo. Surgiu então a ideia de colocar a caixa acima da cabeça dos alunos.

Os cestos surgem quando o professor Naismith procurava as caixas para o jogo e só encontrou dois cestos de pêssegos. Colocou-os e esperou pelos alunos que ficaram admirados e pensaram: “mais uma experiência…”. Prometeu então aos alunos que era a última experiência.
Inicialmente os cestos estavam colocados a 4 metros de altura, mas sempre que uma equipa encestava havia a necessidade de se recorrer a um escadote para retirar a bola. Furou-se então o cesto para a bola cair após cada concretização.

Na aula do professor Naismith estavam 18 alunos, tendo jogado 9 contra 9. Mas as dimensões do campo de jogo levaram à redução do número de jogadores.
O nome proposto para o novo jogo foi “Naismith Ball”, logo recusado pelo professor, surgindo a ideia: “ se temos um cesto (basket) e uma bola (ball), porque não ficar “basketeball”?
Em 1893, a Companhia de Providence (EUA) criou um cesto muito parecido com o actual, constituído por um aro de ferro e um saco de rede.
O jogo era dirigido por dois juízes e tinha a duração de 30 minutos (dividido em duas partes de 15 minutos e com um intervalo de 5 minutos).
A equipa vencedora era a que introduzisse mais vezes a bola nos cestos. No caso de empate o jogo continuava até que uma equipa marcasse mais um cesto.
Em 1896, o lançamento de campo passou a valer dois pontos e o lançamento livre, um ponto.
Em 1897, o número de jogadores por equipa foi fixado em cinco, tendo também sido fixados os 5 minutos para o prolongamento em caso de empate no resultado final.
O primeiro jogo oficial decorreu no dia 20 de Janeiro de 1892, no entanto, o primeiro jogo realizado na Europa aconteceu em Paris no ano de 1893.
Em 1900 foram regulamentadas as dimensões do campo: 26 metros (comprimento) x 14 metros (largura). Mais tarde essas dimensões foram alteradas para os 28 metros de comprimento por 15 metros de largura, actualmente em vigor.